CEI da Merenda Escolar ouve secretária interina de Educação (2024) e secretário de Administração

Ana Karina esteve à frente da Secretaria de Educação por 32 dias, entre 25 de outubro a 26 de novembro de 2024.

Por Roman Raiter 17/09/2025 - 08:48 hs
Foto: Texto/foto: Fabiane Borges/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial
A Comissão Especial de Inquérito da Merenda Escolar, da Câmara de Indaial, ouviu nesta sexta-feira (12), a secretária interina de Educação em 2024, Ana Karina Schramm Cunha, e o atual secretário de Administração e Finanças, César Domenico Poltronieri,

Principais pontos

Secretária interina de Educação (gestão 2024)

Ana Karina esteve à frente da Secretaria de Educação por 32 dias, entre 25 de outubro a 26 de novembro de 2024. Naquele período, exercia a função de secretária de Administração quando foi convidada a assumir interinamente a Educação, devido a problemas de saúde da titular da pasta, acumulando os dois cargos. Ela explicou que não houve tempo para se aprofundar nas demandas da secretaria, priorizando a parte burocrática a fim de garantir a continuidade do atendimento aos estudantes e a manutenção dos serviços.

Entre os principais assuntos abordados em seu depoimento estão: a notificação feita pelas nutricionistas da pasta à empresa Aromas durante sua gestão; a dificuldade do rompimento do contrato, em razão da importância do serviço; a situação financeira do município, que resultou em atrasos nos pagamentos a alguns fornecedores; e a assinatura do atestado de capacidade técnica para a empresa Aromas, no final de 2024.

Secretário de Administração e Finanças

César Domenico Poltronieri relatou que assumiu a pasta em janeiro de 2025, a convite do prefeito Silvio Cesar da Silva.
Durante a oitiva, respondeu a questionamentos sobre o rito dos pagamentos dos fornecedores; o processo para a contratação emergencial da nova empresa de alimentação escolar; os valores ainda devidos à Aromas, estimados em pelo menos R$ 990 mil; e as notificações extrajudiciais encaminhada pela empresa à Secretaria de Educação no início de 2025, requerendo formalmente a regularização dos pagamentos em atraso.

Assista aos depoimentos: vídeo 1vídeo 2 e vídeo 3.

A próxima reunião da Comissão Especial de Inquérito está marcada para o dia 17 de setembro, às 13h, no plenário do Legislativo.
 
 

Texto e foto: Fabiane Borges - Jornalista/Analista de Comunicação da Câmara de Indaial